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REGULAMENTO DA 20ª CORRIDA SOLDADO PAULINO

(Este regulamento está em constante atualização)


1. DA PROVA

1.1. A - 20ª CORRIDA "SOLDADO PAULINO", é um evento esportivo inserido no calendário oficial do município em comemoração ao 28º aniversário da 3ª Cia.do 20º BPM/I em Ubatuba-SP e uma homenagem ao Sd. Ref. PM -Francisco Paulino da Silva Filho. EVENTO, doravante denominado 20ª Corrida "Soldado Paulino", será realizado no dia 28 de maio de 2017, na cidade de Ubatuba/SP, por PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS, devidamente inscritas denominados ATLETAS, com qualquer condição climática.

1.2. O evento tem como finalidade comemorar o 28º aniversário da "3ª Cia. do 20º BPM/I em Ubatuba", promover a integração da Polícia Militar com a comunidade, dentro dos princípios da Polícia Comunitária, Incentivar a prática desportiva.

 1.3. competição será disputada em percursos de 2 Km (Caminhada), 5 Km (Corrida) e 10 km (Corrida) em volta única; sendo a corrida de 10KM a competição principal.

 1.4. A caminhada deverá se posicionar na largada logo após os corredores.

 1.5.  Haverá separação de pelotões para uma melhor organização de saída. Portanto, as saídas serão no mesmo local e instante da prova de 10km, passando obrigatoriamente pelo tapete de cronometragem.

 1.6. A LARGADA será às 08hrs00min horas do dia 28 de maio de 2017 na Rua João Ramalho, 01 - Pq Vivamar - Ubatuba/SP (Quartel da Policia Militar) e a CHEGADA pelo mesmo local;

 Importante: A ORGANIZAÇÃO solicita extrema atenção as chamadas do sistema de som na área de largada para eventuais ajustes nos respectivos horários. O atleta é responsável por largar no horário devendo chegar com antecedência ao local. A largada será encerrada 10 minutos após seu início, não sendo computados os tempos de quem largar após este prazo.

 1.7. O prazo máximo para a conclusão da prova é de 02h00 (duas horas).

 1.8. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, poderá ser convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.


2. REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO

 2.1. A idade mínima para participação no EVENTO de "10 KM" é de 18 anos completos até a data da prova 28 de maio de 2017; na prova de 5 KM a idade mínima será de 14 anos completos até a data da prova 28 de maio de 2017.

 2.2. Se o ATLETA for menor de 18 anos será necessária autorização por escrito do pai ou responsável, que deverão ser feitas da seguinte forma: Com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada de um Documento de Identidade do pai ou responsável, que deverá ser apresentado pelo ATLETA no ato da retirada do CHIP.

 2.3. Poderão participar do evento pessoas independentes do sexo, raça e credo, podendo ser avulsos ou representantes de Clubes, Associações, Centros Cívicos, Associações Atléticas, Diretórios, Academias de Ginástica, Sociedades de Melhoramentos, Militares, Escolas, Empresas, etc.


3. CATEGORIAS - FAIXAS ETÁRIAS

 3.1. A data base para a definição da categoria (Faixa Etária) será 31/12/2017, ou seja, será observada a idade do atleta nesta data.

 3.2. Corrida de 10 km individual:

MASCULINO e FEMININO - Geral, 18 a 19 anos, 20 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, 60 a 64 anos e 65 a 69 anos e 70+

3.3. Corrida de 10 km POLICIAL MILITAR:

MASCULINO e FEMININO - Geral, 18 a 45 anos e 46+

 Importante: Os Policiais Militares competem somente entre si, não obtendo nenhuma classificação Geral Civil, independente se estiver na primeira colocação da modalidade de 10km Civil.

 3.4. Corrida de 05 km individual:

MASCULINO e FEMININO - Geral, 14 a 99 anos.

 3.5. Caminhada 02km individual:

MASCULINO e FEMININO - Geral, 12 a 99 anos.

 Importante: a prova de 5 km premiará somente os cinco primeiros colocados da classificação geral.

Não haverá premiação por faixa etária na prova de 5 km.

3.6. PCD - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Cadeirantes, Deficientes Visuais, Amputados (membros superiores e inferiores), Deficientes Intelectual.

 OBSERVAÇÕES: Não será cobrada taxa de inscrição para os atletas com necessidades especiais, desde que as inscrições sejam feitas através do email: pcd@chipvale.com.br, onde será comprovado por exame e laudos médicos se o atleta tem direito a participar desta categoria.

Será reservado para atletas com necessidades especiais o número máximo de 15 (quinze) inscrições com isenção de taxa, que serão concedidas por ordem de chegada ao período de inscrições, não sendo possível fazer pelo site do evento, ou seja, somente será realizada a inscrição por email.

A organização não avalia clinicamente o grau de deficiência dos participantes da categoria portadores de necessidades especiais. Apenas recebe os atestados médicos comprobatórios de que o atleta foi submetido a uma avaliação e enquadrado em determinada categoria. Portanto, ao participar, independente do grau de deficiência que venha a portar, o atleta aceita competir com os integrantes da mesma categoria. E assume a responsabilidade da competição, independente da deficiência, isentando a organização desta responsabilidade, de pareceres e avaliações técnicas quanto à capacidade física e vantagens que um atleta pode obter sobre o outro, em função dos diferentes graus de deficiência.

 Para a identificação das categorias do atleta portador de necessidades especiais deve-se observar:

 3.6.1. CAD = CADEIRANTES - O ATLETA que participa da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto a peso e dimensões desde que seja uma cadeira apropriada à prova escolhida pelo atleta.

Importante: O percurso tem aclives e declives acentuados.

3.6.2.       DV = DEFICIENTES VISUAIS - O ATLETA sem visão que participa da competição com um ATLETA GUIA, este acompanhante não poderá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS. Devendo apenas acompanhar o atleta unido por cordão a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA. Independente do grau de deficiência e se a deficiência é em uma ou nas duas vistas, o ATLETA deve correr com um ATLETA GUIA não podendo em nenhuma hipótese prescindir do guia.

IMPORTANTE:Os atletas deficientes visuais deverão indicar na ficha de inscrição, nome completo, RG, CPF, sexo, data de nascimento e telefone de emergência do seu atleta guia.

3.6.3.       AMP = ATLETAS AMPUTADOS DE MEMBROS INFERIORES - O ATLETA que tem deficiência no(s) membro(s) inferior(es) que dificulte seu caminhar ou correr e que corram com próteses especiais.


4. DA CLASSIFICAÇÃO

 4.1. Para efeito de classificação, o atleta deverá correr portando o chip fixado no cadarço do tênis, obrigatoriamente passar pelos pontos de fiscalização (tapetes eletrônicos) que estarão dispostos na largada, ao longo do percurso, e na chegada;

4.2. O critério adotado para a classificação dos 5 primeiros colocados será a ordem de chegada (tempo bruto). A partir do 6º colocado geral, será considerado o melhor tempo (tempo líquido), excluindo a classificação da categoria de moradores de Ubatuba.

4.3. O critério adotado para a classificação para a classificação por faixa etária na prova de 10 KM será o melhor tempo (tempo líquido).

4.4. Os resultados extraoficiais serão publicados no site a ser indicado pela organização do evento até 48 horas após o evento e, oficialmente, com possíveis correções, após 10(dez) dias úteis do evento.


5. PREMIAÇÃO

5.1. Todos os participantes que cruzarem a linha de chegada sem descumprir o regulamento receberão o kit de participação com sucesso.

AtençãoPara retirar o kit de participação o atleta deve entregar o cupom colorido INTEGRANTE do número de peito.

5.2. Serão oferecidos troféus  para os 05 (cinco) primeiros colocados da classificação geral masculina/feminina da prova de 5KM;

5.3. Serão oferecidos troféus e premiação em dinheiro para os 5 (cinco) primeiros colocados da classificação geral masculina e feminina da prova de 10 km, os valores serão contemplados da seguinte maneira:

1º Lugar Masculino/Feminino - R$ 700,00 (Setecentos reais)

2º Lugar Masculino/Feminino  - R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais)

3º Lugar Masculino/Feminino  - R$ 600,00 (seiscentos reais)

4º Lugar Masculino/Feminino - R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais)

5º Lugar Masculino/Feminino - R$ 500,00 (quinhentos reais)

5.4. Serão oferecidos troféus para os 03 (três) primeiros colocados de cada faixa etária masculina e feminina para os da prova de 10 km;

5.5. Serão oferecidos troféus para os 03 (três) primeiros colocados de cada faixa etária  masculina e feminina da prova de 10 km Policial Militar;

5.6. Serão oferecidos troféus para os 03 (três) primeiros colocados inscritos na categoria de moradores (masculino e feminino) da cidade de Ubatuba da prova de 10KM. Para essa classificação, não será considerado os 05 (cinco) primeiros colocados da Corrida 10KM Geral Civil Masculino/Feminino, ou seja, o morador será premiado a partir do 6º colocado Geral Civil e a sua classificação será pelo tempo bruto.

Importante: O atleta que for premiado como morador, não entrará na classificação das faixas etárias.

5.7. Serão oferecidos troféus para as 03 (três) maiores equipes inscritas;

5.8. Serão oferecidos troféus somente para o (1) primeiro colocado de cada categoria especial (PCD) classificação geral masculina e feminina para os da prova de 05KM;

5.9. Os participantes que estiverem presentes na entrega das premiações e que fizerem jus ao troféu terão um prazo de 15 (quinze) dias para solicitar, através do e-mail celinaamorim@policiamilitar.sp.gov.br, o envio via Correio, desde que pague os custos de remessa (envio, embalagem, seguros e outros).

5.10. As premiações não serão cumulativas, ou seja, não haverá dupla premiação.

5.11. A organização poderá incluir qualquer outro tipo de premiação para valorização dos participantes;

5.12. Só serão premiados os corredores que apresentarem documento com foto no momento da premiação;

5.13. Será desclassificado o atleta que alterar o percurso, pegar carona utilizando meio ilícito, praticar atos antidesportivos, correr sem o número de peito;

5.14. A empresa contratada para a cronometragem da prova ficará inteiramente responsável pelo resultado da prova, bem como pelo tempo e classificação de cada ATLETA que participar do EVENTO.


6. DO RECURSO

6.1. Qualquer irregularidade feita por observador poderá ser levada ao conhecimento dos fiscais da prova que decidirão no momento, ou solicitarão a ele que encaminhe recurso por escrito ao Conselho Técnico Desportivo da 20ª Corrida "Soldado Paulino", na pessoa do Diretor Técnico da Corrida, até 10 (dez) minutos após anunciado o resultado da prova;

6.2. O competidor inscrito individualmente na prova poderá também interpor recurso; e

6.3. O recurso deverá ser redigido em termos corteses, contendo a categoria em que disputa, os nomes dos atletas envolvidos, os fatos narrados sucintamente, a decisão que foi tomada pelo fiscal, a opinião do impetrante do recurso devidamente embasada e as provas testemunhais identificadas.


7. INSCRIÇÃO, VALOR E PRAZO

7.1. As inscrições serão feitas VIA INTERNET, limitados ao número máximo de 2000 (dois mil) ATLETAS CADASTRADOS e confirmados através do pagamento da respectiva taxa. Estas poderão ser encerradas a qualquer momento, caso seja alcançado o limite total de vagas;

7.2. A ORGANIZAÇÃO poderá a qualquer tempo, sem aviso prévio, suspender ou prorrogar prazos, aumentar ou limitar o número de inscritos do EVENTO em função de necessidades/disponibilidades técnicas ou estruturais.

7.3. As inscrições para a categoria PCD serão gratuitas e destinadas apenas aos atletas, seus guias poderão participar gratuitamente. As mesmas só poderão ser realizadas através do e-mail: pcd@chipvale.com.br, onde será comprovado por exame e laudos médicos se o atleta tem direito a participar desta categoria.

OBSERVAÇÕES: Será reservado para atletas com necessidades especiais o número máximo de 15 (quinze) inscrições com isenção de taxa, que serão concedidas por ordem de chegada ao período de inscrições, não sendo possível fazer pelo site do evento, ou seja, somente será realizada a inscrição por e-mail.

7.4. Não serão aceitos pagamentos por caixa expresso. O comprovante de pagamento é um documento único, não tendo a organização cópia do mesmo;

7.5. O não pagamento do boleto dentro do prazo estabelecido, implicará no cancelamento da inscrição e consequentemente no cancelamento da reserva de vaga e tamanho de camiseta;

7.6. O VALOR da inscrição para o evento será conforme os lotes descritos abaixo: 

R$ 70,00 (Setenta Reais) no primeiro lote.

R$ 80,00 (Oitenta Reais) no segundo lote.

7.7. Os participantes que tiverem 60 anos ou mais terão desconto no valor da inscrição, onde pagará o valor promocional de R$ 50,00 (cinquenta reais) em qualquer lote, tomando-se por base o dia DA SUA INSCRIÇÃO. Nesta categoria, os atletas inscritos deverão obrigatoriamente retirar pessoalmente seu kit e será exigido documento com foto e data de nascimento para comprovação da idade, não podendo ser retirado por terceiros. Os atletas que se inscreverem inadequadamente visando obter desconto indevido, terá sua inscrição cancelada e não poderá participar da prova.

7.8. POLICITAL MILITAR - R$ 50,00 (cinquenta reais), esse valor promocional é válido somente na sede 3ª Cia do 20º BPM/I, sito à Rua João Ramalho, 01 - Parque Vivamar - Ubatuba-SP, até o dia 21 de maio ou quando NÚMERO MÁXIMO DE INSCRITOS FOR ATINGIDO. .

7.9. O prazo final para as inscrições será 21 de maio de 2017 OU QUANDO O NÚMERO MÁXIMO INSCRITOS FOR ATINGIDO;

7.10. Os atletas menores de 18 anos, no ato da retirada do chip, deverão apresentar autorização escrita dos pais ou responsáveis;

7.11. Os atletas que se inscreverem utilizando indevidamente documentos de maiores de 60 anos, para conseguirem irregularmente o desconto serão desclassificados e possivelmente bloqueados para participação nas próximas edições da Corrida Soldado Paulino e nos eventos de empresas organizadoras que trabalham em parceria com a prova.

7.12. A organização tem o direito de rejeitar qualquer inscrição.


8. FORMA DE INSCRIÇÃO

8.1. As inscrições serão feitas somente pela INTERNET, através do site oficial da prova que será o www.minhasinscricoes/soldadopaulino/2017 até o dia 21 de maio de 2017, podendo ser PRORROGADA ou ENCERRADA antes ou após a data esta data, a critério da ORGANIZAÇÃO;

8.2. Na Sede da 3ª Cia do 20º BPM/I, sito à Rua João Ramalho,01 - Parque Vivamar - Ubatuba-SP, onde será disponibilizado um computador para que o atleta faça sua inscrição também pelo site; as inscrições terão os mesmos valores.

8.3. O atleta para se inscrever deverá percorrer todas as etapas que serão indicadas no site, deverá OBRIGATORIAMENTE informar que leu o presente regulamento, para que na última etapa seja possível imprimir o boleto bancário, recolhendo a taxa na rede bancária.

8.4. O comprovante de pagamento será retido pela Organização quando da retirada de chip.


9. DAS DESPESAS

9.1. A ORGANIZAÇÃO do EVENTO, bem como seus PATROCINADORES, APOIADORES E REALIZADORES, não se responsabilizará por despesas de viagens ou estadias de atletas estrangeiros, de outros estados ou municípios, entre outras;

9.2. A organização da prova não se responsabilizará por acidentes ou danos que por ventura os atletas venham a sofrer ou causar por ocasião da prova;


10. GUARDA-VOLUME

10.1. A organização disponibilizará aos participantes o serviço de guarda-volumes e recomendam que não sejam deixados valores tais como relógios, roupas ou acessórios de alto valor, equipamentos eletrônicos, de som ou celulares, cheques, cartões de crédito etc, uma vez que se trata de um serviço de cortesia da prova.

10.2. A organização não se responsabilizará por qualquer objeto deixado no Guarda-volumes, uma vez que se trata de um serviço de cortesia da prova.

10.3. O Guarda-volumes ficará à disposição das 07h30 às 11h30, podendo estender-se por mais 15 minutos. O material deixado e não retirado no dia será enviado à sede da organização, onde ficará à disposição do proprietário por 30 dias corridos. Caso o participante deseje o envio de seu material, deverá solicitar pelo e-mail celinaamorim@policiamilitar.sp.gov.br e poderá recebê-lo pelo Correio, desde que pague os custos de remessa (envio, embalagem, seguros e outros).


11.  RETIRADA DE KIT DA CORRIDA

11.1. A entrega do KIT (Chip, número de peito e camiseta) será realizada EXCLUSIVAMENTE NA CIDADE DE UBATUBA, no Quartel da 3ª Cia do 20º BPM/I - Rua João Ramalho, 01 - Parque Vivamar, no dia 27 (sábado) de maio de 2017, das 09:00 horas ás 18:00 horas e no dia 28 (domingo) de maio de 2017, das 06hrs00min horas ás 07hrs30min, impreterivelmente;

11.2. Para retirar o Chip do ATLETA, é necessário apresentar:

11.2.1.   Documento de Identidade, com foto (RG ou CNH); e

11.2.2.   COMPROVANTE DE PAGAMENTO ou BOLETO BANCÁRIO, de pagamento da inscrição ORIGINAL (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma). Esses comprovantes serão retidos na entrega do Kit.

11.2.3.   Um terceiro poderá retirar o Kit do atleta desde que traga cópia de identidade, autorização por escrito do referido participante e o comprovante de pagamento. Exceto para os inscritos com a idade igual ou superior a 60 anos, estes deverão retirar pessoalmente.

11.3. A entrega de KIT de atletas com a idade igual ou superior a 60 anos, será realizada somente para própria pessoa, em hipótese alguma poderá ser retirado por terceiros.

11.4. Quando da retirada do chip, o ATLETA deverá conferir seus dados pessoais, juntamente com o NÚMERO DE PEITO;

11.5. Não serão aceitas reclamações cadastrais depois da retirada do chip;

11.6. O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis;

11.7. O uso do chip é OBRIGATÓRIO aos ATLETAS que participarem das Prova 10 KM e 5 km (Corrida), acarretando a desclassificação do ATLETA que não o utilizar;

11.8.  Os atletas que participarão da CAMINHADA não utilizarão chip somente o número de peito e deverão retirar da mesma forma conforme itens 11.3.1 ao 11.3.3;

11.9. O atleta não poderá participar do evento portando mais de um chip, acarretando a desclassificação do ATLETA que o utilizar.


12.  KIT DE PARTICIPAÇÃO (PÓS CORRIDA / CAMINHADA)

12.1.  Ao final da prova, os participantes deverão retirar o kit de participação composto de medalha de participação, cereal, frutas e outros. Somente os participantes terão direito ao kit, os atletas que não estiverem inscritos ou os inscritos que não participarem da prova, não terá direito ao kit de participação.

AtençãoPara retirar o kit de participação o atleta deve entregar o cupom colorido INTEGRANTE do número de peito.

OS KITS DE PARTICIPAÇÃO NÃO SERÃO ENTREGUES APÓS O TÉRMINO DO EVENTO, NEM NOS DIAS POSTERIORES.


13. POSTOS DE HIDRATAÇÃO 

13.1. Os postos de hidratação serão posicionados de 2 a 3 KM do percurso, de acordo com a norma internacional da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), regra 240 - artigo 4º, seguidas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que determina que os postos de água sejam colocados a cada 2 a 3 Km, nas provas com distância até 10KM. Haverá também um posto de hidratação de chegada, na área reservada aos atletas.

13.2. Os atletas deverão descartar os copos utilizados na hidratação cerca de 100 metros após o posto de hidratação. Ficando o atleta sujeito a desclassificação da prova caso for constatado pelos fiscais de prova a não observância deste item.


14. REGRAS GERAIS DO EVENTO

14.1. No ato da inscrição cada participante deverá ler o regulamento e concordar que leu o regulamento, não podendo alegar falta de conhecimento do mesmo.

14.2. Ao se inscrever-se, o ATLETA disponibiliza seus dados e autoriza aos organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.

14.3. Para o controle da cronometragem, a cada competidor será fornecido um chip. É obrigatório o uso no cadarço do tênis. Cada atleta terá um código numérico no chip, o qual não poderá ser trocado, ato este passível de desclassificação.

14.4. A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo haver substituição. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que esta pessoa venha a sofrer. 

14.5. O participante da prova cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ ou divulgação, promoções, Internet e qualquer mídia em qualquer tempo.

14.6. O participante assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética, e treinou adequadamente para o evento. Recomendamos rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio para todos os participantes.

14.7. O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição. Pode o diretor de prova, segundo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento.

14.8. A organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico, no entanto haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância para remoção. O atendimento médico, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta.

14.9. O atleta ou seu acompanhante responsável poderá se decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção, transferência, hospital, serviço de emergência e médico, entre outros) eximindo a organização de qualquer responsabilidade, direta ou indireta sobre as consequências desta decisão.

14.10. Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores e realizadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos ou acessórios utilizados pelos atletas, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os participantes venham a sofrer durante a sua participação.

14.11. A organização, seus patrocinadores e apoiadores não se responsabilizam por prejuízos ou danos pessoais ou morais causados pelo atleta inscrito na prova, a terceiros ou outros participantes, sendo seus atos, de única e exclusiva responsabilidade do mesmo. 

14.12. A organização pode alterar qualquer dos itens deste regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do evento informando estas alterações no momento da retirada do Kit.

14.13. O posicionamento escolhido pelo participante na largada, disponibilizado pela organização, é de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.

14.14.     O atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar vantagem. É proibido o auxílio de terceiros, bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização.

14.15. Os participantes deverão observar e tomar cuidado com os desníveis e obstáculos que possam existir no percurso. A organização não se responsabiliza por possíveis defeitos na pista. Por conta disso, os órgãos oficiais responsáveis têm a informação das ruas que integram o trajeto da corrida com antecedência.

14.16. Nenhuma identificação dos patrocinadores de atletas ou equipes, se conflitante com os patrocinadores, apoiadores ou realizadores da prova, poderá aparecer em propaganda dentro da área do evento.

14.17. Os organizadores poderão suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo, casos fortuitos ou de força maior.

14.18. Eventuais recursos deverão ser encaminhados, por escrito, à organização até 30 minutos após a divulgação dos resultados no local da prova.

14.19. Qualquer reclamação sobre o resultado da competição deverá ser feita, por escrito, até 10 dias após a primeira publicação do resultado no site do evento.

14.20. A prova será realizada em qualquer condição climática, entretanto, poderá ser cancelada caso as condições ponham em risco a integridade física dos participantes.

14.21.  Toda irregularidade ou atitude antidesportiva cometida pelo atleta será passível de desclassificação.

14.22. O atleta que largar em local diferente do indicado pela organização, ou pular a grade no momento da largada estará passível de desclassificação.

14.23. A organização poderá realizar exame antidoping para os participantes, de acordo com as regras do Comitê Olímpico Brasileiro.

14.24. Haverá postos de hidratação no percurso. A caminhada terá um posto especial exclusivo.

14.25. O valor pago a título de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

14.26. O participante fica ciente de que os serviços de fornecimento do chip de cronometragem, elaboração, fornecimento de resultados, divulgação e publicação dos mesmos, são dependentes de equipamentos eletrônicos de transmissão de dados. Estes equipamentos podem sofrer algum tipo de interferência e perda de informações. Neste caso, fica isenta a organização e realizadores do fornecimento dos mesmos. Por segurança, a organização disponibilizará equipes de anotadores para verificar a ordem de chegada dos participantes.

14.27. Poderá a organização receber ou solicitar informações aos participantes para que auxiliem na correção de eventuais problemas no fornecimento dos resultados.

14.28. Os casos omissos serão julgados e decididos pela Comissão Organizadora, que terá decisão final. 


15. TERMO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL OU EM EQUIPE

Estou de acordo com o termo de responsabilidade, relacionado nos tópicos abaixo. Declaro que:
- Os dados pessoais que foram ou serão fornecidos para efetivar esta inscrição no evento são de minha total responsabilidade e/ou de meu representante técnico, dirigente ou coordenador de equipe;
- Li e estou de acordo com o Regulamento do evento, disponível na página Regulamento deste evento;
- Participo do evento 20ª Corrida "SOLDADO PAULINO" de 2017, por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os Organizadores, Patrocinadores e Realizadores, em meu nome e de meus sucessores;
- Estou ciente de meu estado de saúde e de estar capacitado para a participação, gozando de saúde. perfeita e de haver treinado adequadamente para este evento;
- Assumo ressarcir quaisquer valores decorrentes de danos pessoais ou materiais por mim causados durante a minha participação neste evento;
- Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização de minha imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a ser auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de TV, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo, local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos, ou nas ações acima descritas realizadas pela promotora; Autorizo também os direitos de utilização de minha imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a ser auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de TV, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, mídias sociais ( Twitter, Facebook, Youtube e não somente estes), promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo, local ou meio e mídias atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos, ou nas ações acima descritas realizadas pelas Minhas Inscrições e/ou seus parceiros comerciais.
- Estou ciente que, ao me cadastrar ou inscrever, estou me incluindo automaticamente no banco de dados do sitewww.minhasinscricoes.com.br, autorizando esta, desde já, a enviar para o endereço eletrônico ou físico cadastrado, qualquer tipo de correspondência eletrônica ou física para participar de qualquer promoção ou ação promocional bem como comercial desenvolvida pela mesma e ou por seus parceiros; 
- Assumo todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados, seguros, assistência médica e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da minha participação neste evento; antes, durante ou depois do mesmo;
- Como representante, técnico, ou coordenador de equipe, estou de acordo com o regulamento da prova e com minhas responsabilidades acima especificadas, em qualquer tempo e ou local;
- Aceito não portar, bem como não utilizar dentro das áreas do evento, incluindo percurso e entrega de kit, ou qualquer área de visibilidade no evento voltada ao público, ou meios de divulgação e promoção, nenhum material político, promocional ou publicitário, nem letreiros que possam ser vistos pelos demais sem autorização por escrito da organização; e também, nenhum tipo de material ou objeto que ponha em risco a segurança do evento, participante e/ou das pessoas presentes, aceitando ser retirado pela organização ou autoridades das áreas acima descritas;
- Em caso de participação neste evento, representando equipes de participantes ou prestadores de serviços e/ou qualquer mídia ou veículo, declaro ter pleno conhecimento, e que aceito o regulamento do evento, bem como, a respeitar as áreas da organização destinadas às mesmas, e que está vedada minha participação nas estruturas de apoio a equipes montadas em locais inadequados, ou que interfiram no andamento do evento, e também locais sem autorização por escrito da organização, podendo ser retirado em qualquer tempo; e
- Independentemente de ter feito a inscrição pessoalmente ou por terceiros, bem como da retirada de meu kit de participação, que fora devidamente celebrada por mim, ou por intermédio de meu TREINADOR, CAPITÃO DE EQUIPE OU ADMINISTRADOR DE EQUIPE; declaro estar ciente de todo o teor do regulamento da prova, bem como de meus direitos e obrigações dentro do evento, tendo tomado pleno conhecimento das normas e regulamentações da prova.