Wizard
Comtur
Comtur

Um pouco da história da Corrida Soldado Paulino


Polícia Militar Ubatuba

A Corrida Soldado Paulino surgiu em 1998, iniciativa do Capitão PM José Antônio de Faria, hoje Tenente Coronel PM. Na época, o então Comandante da Terceira Companhia de Polícia Militar do Estado de São Paulo em Ubatuba, criou a prova para homenagear o Soldado PM Francisco Paulino da Silva Filho.

Este atleta foi precursor da corrida de rua na cidade, representando de maneira significativa a Polícia Militar e a cidade de Ubatuba em provas pedestres por todo o Brasil.

Este ano, a Terceira Companhia de Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 29 anos, e com muito orgulho realizará a edição comemorativa de 20 anos da Corrida Soldado Paulino.

A prova é idealizada com o objetivo de aumentar os laços e a integração entre a Polícia Militar e a comunicade esportiva, praticada essencialmente em ambientes naturais.


O Soldado Paulino


Soldado Paulino

Para você conhecer um pouco da sua história de como a corrida está no sangue desta família, aí vai uma curiosidade: você sabia que a primeira prova pedestre que aconteceu em Ubatuba foi na Ilha Anchieta? A prova foi organizada pelo estado para que o regimento da Polícia Militar, que foi enviado para trabalhar no presídio, tivesse momentos de lazer. Adivinha quem venceu a prova pedestre 1ª Volta da Ilha Anchieta? Nada mais nada menos que o pai do Soldado Paulino, que veio morar em Ubatuba para servir na Ilha. E seu filho continou seu legado atlético.

Quem não se recorda das grandes provas que aconteceram na cidade e da rivalidade amigável entre o Soldado Paulino e o "Bigode". Amigos compadres e companheiros de treino, fica aqui um grande abraço a este grande atleta da nossa cidade que mesmo com todas as dificuldades da época, soube honrar este esporte tão grandioso que é o atletismo. Lembrando que a prova Soldado Paulino está na sua 20ª edição.